Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

AGROPACTO discute sistema de Pastoreio Voisin: uma proposta de manejo de pastagens para o semiárido

O método vem sendo adotado em uma fazenda em  São Gonçalo e está permitindo reserva  estratégica de alimentos  para o rebanho

O Sistema de Pastoreiro Voisin: uma proposta de manejo de pastagens para o semiárido, foi  o tema da reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense-FAEC,  realizado nesta terça-feira, 26,  pelo Sistema FAEC/SENAR tendo como palestrante o médico cardiologista e produtor Marcelo Parahyba. Criado pelo francês  André Voisin, o Pastoreio Voisin é um sistema intensivo de pastejo também conhecido como Pastoreio Racional. Seu objetivo é manter o equilíbrio entre o solo, o capim e o gado, sem beneficiar um em detrimento do outro. Em termos práticos,  o conceito básico é manter grande quantidade de animais juntos em uma pequena área , por pouco tempo, no limite de uma cerca elétrica e após a saída dos animais, roçar o local”, explicou Marcelo Parahyba que é pioneiro nesta técnica francesa no Ceará e que segundo ele, vem dando muito certo em sua fazenda Mandacaru,  no município de São Gonçalo. O mais importante de tudo, segundo o produtor , é adotar essa sistemática no período de chuvas, mesmo irregulares, para garantir uma reserva estratégica para o rebanho nos meses seguintes, através da armazenagem da forragem  colhida em dois ou três meses.

 O tema despertou interesse dos produtores presentes à reunião que foi coordenada pelo vice-presidente da FAEC, Rodrigo Diógenes. Conforme ressaltou o produtor Marcelo Parahyba, o Ceará tem todas as condições de utilizar esse sistema, inclusive pelas nossas condições climáticas, que são favoráveis, embora chova pouco acima de 300 milímetros, dois ou três meses no ano ,  é possível  produzir em larga escala neste período, se o capim  atingir a labareda já assegura alimento para o rebanho o ano todo, basta seguir os quatro passos da lei de Voisen Alem disso, é um sistema barato, que precisa de apenas três ferramentas: cerca elétrica, uma roçadeira e o estoque estratégico.

AS  TRÊS LEIS DO SISTEMA

Entretanto, para alcançar bons resultados, não basta apenas dividir as pastagens e fazer o simples rodízio do rebanho de um piquete a outro. É indispensável seguir as três  leis universais do Pastoreio Racional, a saber:

1ª lei do repouso

As condições ambientais, como fatores climáticos e aspectos geográficos, determinam o período de repouso da pastagem. Normalmente, em todas as regiões do país, no decorrer do ano, os piquetes do Pastoreio Racional Voisin são ocupados de seis a oito vezes. Nas melhores épocas, os piquetes são ocupados com intervalos de 28 a 35 dias entre um pastejo e outro. Já em períodos ruins o intervalo pode chegar a 120 dias (ou mais).

2ª lei da ocupação

O produtor deve impedir que o gado se alimente continuamente dos rebrotes do capim, pois isso enfraquece suas reservas e causa degradação das pastagens. Além disso, o produtor deve usar maior número de piquetes, para evitar que o rebanho permaneça muito tempo em um só piquete. É importante lembrar que o sucesso no manejo de pastagens vem da obediência ao período de repouso antes da ocupação pelo gado.

3ª lei da ajuda

Alguns animais do rebanho requerem níveis mais elevados de nutrientes, como é o caso das vacas prenhas. Portanto, o produtor deve permitir a esses animais que consumam um volume maior de pasto e que ele seja de qualidade. De acordo com o especialista André Voisin, quanto menor a terminação do pastoreio (ou trabalho de raspagem), maior a coleta do pasto pelo animal.