Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Agropacto discute parceria entre CNA e Banco do Nordeste – BNB

O acordo de cooperação  celebrado em julho deste ano,  entre a Confederação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-CNA e o Banco do Nordeste do Brasil-BNB ,  foi o tema do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- Agropacto, realizado hoje, 16, na sede do Sistema FAEC/SENAR-CE, com a participação de diversos representantes do setor produtivo, presidentes de sindicatos e produtores. O objetivo do acordo é  expandir e melhor qualificar o atendimento aos produtores rurais, por meio do acesso ao crédito, a Assistência Técnica e Gerencial-Ateg- do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR. e ao acompanhamento dos seus empreendimentos.

A apresentação foi feita pela gerente executiva estadual do BNB, Francisca Jeânia Rogério Gomes que destacou a importância do acordo  que visa adequar a destinação de financiamento ao produtor com a assistência técnica e gerencial do Senar e às políticas governamentais de apoio ao produtor rural. Ele  prevê ainda, o fortalecimento das atividades econômicas , com vistas a melhoria da renda e das condições de vida das famílias, destacou Jeânia Gomes .

O  presidente da FAEC Flávio Saboya  explicou que este convênio irá mudar a realidade do campo  no Nordeste, já que deverá beneficiar toda a região . O Presidente do Sinrural de Quixeramobim, Cirilo Vidal, sugeriu  usar no trabalho de assistência técnica, os técnicos em agropecuária que estão sendo formados pela RedeEtec do Senar, fossem  aproveitados e que o Ceará já formou quatro turmas e está concluindo mais quatro até o final deste ano.

O presidente do Sinrural de Moraújo, Elder Aguiar  propôs aproveitar os estudantes do Instituto Federal de Educação-IFCE, como mão de obra na assistência técnica e voltou a  destacar a importância de promover a sucessão no campo, previsto no Projeto Doutores do Sertão, elaborado pelo Sinrural. Segundo ele, não há outra forma de manter o homem no campo se não incentivando os jovens.

O Superintendente do SENAR-CE, Sérgio Oliveira da Silva,  destacou a importância da cooperação entre CNA, BNB e Senar, e que já estão sendo  tomadas todas as providências junto aos Sindicatos Rurais, para que os mesmos recebam  o programa de Assistência Técnica e Gerencial do Senar, ampliando assim o número de cursos  de capacitação ofertados no Estado.

Estiveram presentes ainda os presidentes dos sindicatos de Caucaia, Henrique Matias, de Horizonte, Francisco José Ribeiro, de Ibaretama, Carlos Bezerra, de  Cascavel, Paulo Helder Braga, o vice-presidente e presidente em exercício de Canindé, Bertoldo Uiaquerê de Oliveira, o vice-presidente da Associação dos Produtores de Leite-Aprolece ,  Manoel Berlamino, os gestores de da Unidade de agronegócio do Sebrae-CE, Paulo Jorge e Welligton Ribeiro, o presidente do Conselho de Consumidores da Enel e coordenador da SEAPA, Erildo Pontes AGROPACTO VAI DISCUTIR MUDANÇAS NO CONSUMO DE ENERGIA RURAL. Por solicitação do Presidente do Conselho de Consumidores da Ennel, Erildo Pontes ao Presidente da FAEC, Flávio Saboya, no próximo dia 23, terça-feira, será  realizado, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, um Agropacto Especial para discutir algumas mudanças previstas para os consumidores rurais. Segundo ele, uma das medidas é a obrigatoriedade do recadastramento. Erildo Pontes informou ainda que foram convidados representantes da Anel, Arce , Faec e Sindicatos dos Produtores Rurais.