Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

AGROPACTO discute nova opção de alimentação para rebanhos

Na manhã desta terça-feira, 12,  o Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense – AGROPACTO, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC, debateu com o Engenheiro Agrônomo Hélio Chaves e o Pecuarista e produtor Manoel Belarmino, a utilização do Capim BRS Capiaçu como uma nova alternativa alimentar para rebanhos, no auditório-sede do Sistema FAEC/SENAR.

Com a finalidade de mostrar uma nova opção para alimentação de rebanho, os palestrantes fizeram a apresentação da cultivação do capim-elefante BRS Capiaçu. Segundo Hélio, essa variedade de capim apresenta como vantagem a suplementação volumosa, tem uma alta produtividade e baixo custo em relação ao milho, conforme tabela abaixo, pois tem um cultivar perene. Uma de suas vantagens é a segurança alimentar com menor custo e o aproveitamento da produção de verão. Além disso, tem um elevado potencial de produção e bom valor nutritivo, visando à utilização na forma de silagem ou picado verde.

A silagem da BRS Capiaçu constitui alternativa de fonte de suplementação volumosa barata e de boa qualidade para uso em sistemas de produção de leite e carne bovina e, também, para pequenos ruminantes.  Existe ainda uma modalidade de conservação para a silagem denominada silo-bolsa, que tem baixo custo e torna a silagem prática para se estocar.

Estiveram presentes no Agropacto o Presidente da FAEC, Flávio Saboya; o Secretário de Agricultura de Pedra Branca, Vicente Filho Abreu; o presidente do Conselho de Agronegócio, Bessa Júnior; subsecretário de Agronegócio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico e Trabalho do Ceará (SEDET), Silvio Carlos e o representante do BNB, Francisco Celestino.