Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

AGROPACTO APRESENTA PROGRAMAÇÃO DO PECNORDESTE E OS CURSOS DA FACULDADE CNA

NOVIDADES: EXPOSIÇÃO DE ANIMAIS, SHOW-ROOM DE TECNOLOGIAS E FESTIVAL DE GASTRONOMIA 

 

O  Seminário Nordestino de Pecuária  – Pecnordeste  será lançado na próxima terça-feira, dia 5,às 8hs, na sede do Sistema FAEC/SENAR-CE, durante a reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- AGROPACTO, ocasião em que haverá também uma exposição sobre a Faculdade CNA, pelo Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural –Senar-CE, Sérgio Oliveira da Silva.

Até 2017, o Seminário Nordestino de Pecuária-Pecnordeste fez uma exposição de animais caprinos e bovinos de leite, mas este ano, a comissão técnico -científica resolveu aceitar o desafio e trazer uma exposição completa com animais representando os seis segmentos pecuários: bovinos, caprinos, ovinos, suinos, equinos e aves . O coordenador da Exposição, Henrique Matias , disse que  haverá uma área especial no Estacionamento do Centro de Eventos, mostrando o melhor de cada espécie. No local, o produtor  poderá fazer negócios, adquirir matrizes e  participar das Oficinas de Capacitação. O espaço é aberto ao público de 10 às 22 horas.  A EXPOPEC contará com a participação de cerca de 100  animais  sendo   BOVINOS:  das raças: gir, nelore, guzerá, sindi, indubrasil, guzolando, lavinha/sindolando; CAPRINOS: raças: moxotó, Canindé, marota, repartida, azul, graúna e OVINOS: somalis, morada nova, rabo largo, cariri, cabugir, soinga, cocorobó.

O  Seminário Nordestino de Pecuária  -Pecnordeste está  em sua 22ª. Edição e é  uma realização do Sistema FAEC/SENAR/ CNA e SEBRAE com o apoio de diversas associações de produtores e parceiros como o Banco do Nordeste do Brasil.  O evento será realizado de  5 a 7 de julho próximos, no Centro de Eventos do Ceará, Pavilhão Leste e contará com : Seminários Setoriais (palestras, mesas redondas e painéis), com a participação dos segmentos de apicultura, aquicultura e pesca, artesanato, avicultura, bovinocultura, caprinovinocultura, equinocultura e suinocultura; Seminário Cearense de Palma Forrageira; Seminário de Turismo Rural; Oficinas de Capacitação; Exposição de Animais – EXPOPEC; XXII Feira de Produtos e de Serviços Agropecuários.

Segundo o coordenador da Comissão Técnico-Científica do Pecnordeste 2018, engenheiro agrônomo   Eduardo Barroso, o evento deste ano  apresentará várias novidades, além da exposição de animais, citou um  Show- Room de tecnologias com experiências desenvolvidas pelas universidades,  institutos de federação e  por produtores , que ficará a cargo do engenheiro-agrônomo do Centro de Ensino Tecnológico do Ceará-CENTEC , Francisco Augusto Sousa Junior. Se você tem uma tecnologia comprovada para mostrar, entre em contato com a coordenação. As inscrições para profissionais, estudantes  e caravanas já estão abertas. No sitewww.pecnordestefaec.org.br . A entrada é gratuita, e as oficinas  também . A cobrança de taxa é apenas para as palestras dos nove segmentos e  para o Seminário da Palma Forrageira.

 

FESTIVAL DE GASTRONOMIA COM A ACC 

No espaço da Feira de Produtos e Serviços Agropecuários, será realizado um Festival de Gastronomia,  sob a coordenação da Associação dos Chefes de Cozinha.-ACC.  O Chef Luciano Ferreira , presidente da ACC, já esteve em contato com a Comissão organizadora do PECNORDESTE, e  informou que haverá a participação de vários chefes apresentando pratos típicos à base de carneiro, aves, suínos, bovinos e crustáceos, incluindo camarão e atum. Os pratos serão vendidos a preços bastante convidativos, permitindo o acesso de todos à nossa  gastronomia , disse Luciano.

 

20 OFICINAS DE CAPACITAÇÂO  

Durante os três dias do evento serão ofertadas  20 oficinas de Capacitação em quatro  espaços diferenciados: na Arena ,com  uma arquibancada coberta, os produtores  poderão acompanhar o passo a passo de como fazer uma silagem ensacada. Ali serão oferecidas 5 oficinas sobre: Bioenriquecimento da palma forrageira, Boas práticas na aplicação de vacinas em aves

caipiras – preparação e aplicação,  Silagem ensacada: vantagens, custos e formas de operacionalização na propriedade e sobre: Manejo de Colmeias na alimentação de qualidade no período. O segundo espaço das  oficinas será  na Vitrine do SENAR, coordenadas pela Diretora Técnica do SENAR,  Ana Kelly Cláudio Gonçalves, com os seguintes  cursos:  Oficina: Delícias de Caju, Culinária da Macaxeira, Delícias do Mel,Culinária da Palma Forrageira na alimentação humana, Pães e biscoitos artesanais  .O terceiro espaço das oficinas será dentro da  EXPOPEC, e o quatro, com 5 oficinas será ofertada pelo segmento de artesanato: sobre Areia Colorida, a utilização do couro no artesanato, trancado em palha para confecção de bijuterias.

As oficinas da Arena e da Vitrine  Senar são gratuitas. Haverá ainda algumas oficinas no espaço da EXPOPEC. Sobre: Características raciais de ovinos nativos: Características raciais de bovinos adaptados ao semiárido, Doma Racional, Funções de Embocaduras do cavalo.

Sobre o Pecnordeste 

O  Seminário Nordestino de Pecuária está  em sua 22ª. Edição, é uma promoção do Sistema FAEC/SENAR/ CNA e SEBRAE  com o apoio de diversos parceiros . O evento será realizado de  5 a 7 de junho próximos, no Centro de Eventos do Ceará.Maiores informações: 35358009/9-99819640  –www.pecnordeste.com.br

 

SOBRE A FACULDADE CNA

 Faculdade CNA oferta  5  Cursos sobre Agronegócio no Ceará  

Estão abertas desde o dia 21 de maio, as inscrições para a Faculdade CNA, primeira instituição de ensino superior voltada exclusivamente para o agronegócio, ofertando vagas no Polo de Fortaleza-CE para  cinco  cursos de graduação: Gestão do Agronegócio, Gestão Ambiental, Gestão de Recursos Humanos, Processos Gerenciais e Logística. Os cursos totalmente a distância terão duração de dois anos, com exceção do Gestão do Agronegócio que será de três anos e o investimento mensal é  de apenas R$ 179,00.

O edital com as instruções para a inscrição que vai até o dia 25 de julho, está disponível no site do SENAR/CE (www.senarce.org.br) ou faculdadecna.com.br e terão que ser feitas online. O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR/AR/CE, através da coordenação da Rede e-Tec (Rede de Ensino à Distância).

Poderão inscrever-se  no processo seletivo, os candidatos que já tenham concluído o ensino médio ou equivalente, que  têm a opção de ingressar pelo vestibular ou utilizando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Para utilizar a nota do Enem, os candidatos precisam ter nota igual ou superior a 250 pontos em uma das provas dos últimos três anos do Enem de  2015, 2016 e 2017

O processo seletivo para as pessoas que já têm curso superior será realizado por meio de análise documental.  O candidato que optar pelo vestibular precisa comparecer ao polo de Fortaleza  para a realização da prova de Redação, no dia agendado no momento da inscrição.

A Diretora  Técnica do SENAR-CE, Kelly Cláudio alerta aos interessados que façam logo sua inscrição, pois como existem vários polos da faculdade espalhados pelo Brasil, estas  podem ser remanejados, caso as vagas do Ceará não sejam preenchidas.  Serão 2.420 vagas no total, a serem assim distribuídas :  500 vagas para o curso de  Gestão do Agronegócio, 420 para Gestão Ambiental, 500 para Logística, 500 para Processos Gerenciais e 500 para Gestão de Recursos Humanos.

Os interessados em ingressar na Faculdade CNA têm até o dia 25  de julho para realizar a inscrição. O início das aulas está previsto para acontecer no dia 6 de agosto.

 

SAIBA MAIS 

 CURSOS DE GRADUAÇÃO OFERTADOS 

1- Gestão do  Agronegócio

2- Gestão Ambiental

3- Gestão de Recursos Humanos

4- Processos Gerenciais

5- Logística

 

FORMAS DE  INGRESSO  NOS  CURSOS DE GRADUAÇÃO: 

1- PARA QUEM JÁ TEM GRADUAÇÃO DE  NIVEL SUPERIOR: DIPLOMA E HISTÓRICO ESCOLAR DA IES.

2- PARA QUEM CONCLUIU O ENSINO MÉDIO OU EQUIVALENTE: ATRAVÉS DO VESTIBULAR OU UTILIZANDO A NOTA DO ENEM DOS ÚLTIMOS TRÊS ANOS

Valor do Investimento: R$179,00  Mensais

Período da inscrição: 21 de maio a 25  de julho

Início das aulas: 6 de agosto

Local das provas: Sede do Sistema FAEC/SENAR-CE – Avenida Eduardo Girão,317.Bairro Jardim América.Fortaleza- Ceará

 

DOCUMENTOS PARA A INSCRIÇÃO 

-Certificado /Diploma de Graduação ( obrigatório apenas para candidatos em 2a graduação)

-Histórico do Curso de Graduação ( Obrigatório)

-Ementas/ Programas das Disciplinas Cursadas na instituição de origem

 

DOCUMENTOS PARA A MATRÍCULA 

Carteira de Identidade

CPF

Histórico da Graduação ou equivalente

1 foto 3×4

Contrato de Prestação de Serviços Educacionais ( Imprimir no Portal do Estudante)

Comprovante de residência atualizado

 

Confira os detalhes do  Edital de Inscrição, ou  acesse www.cna.com.br ou www.senarce.org.br

Qualquer dúvida, entrar em contato com o  SENAR-CE -Rede e-Tec  ( 85 )35358044

Whatsapp- 9- 9111-51-52