Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Agri&Pec Cariri – reunião define últimos detalhes do evento

Realizou-se nesta terça-feira, na sede do Sistema FAEC/SENAR-CE, em Fortaleza, mais uma reunião do grupo gestor  que está na organização do Agri&PEC Cariri, que se realizará  nos dias 24 e 25 próximos, na sede do Instituto Federal de Educação do Ceará-IFCE-  Campus  do Crato. A reunião contou com as presenças do Diretor do IFCE,  Professor Rufino Neto e do  professor Messias Alves , do Vice-Presidente da FAEC e coordenador do evento j, Rodrigo Diógenes, do vice-presidente de administração e finanças da FAEC, Carlos Bezerra, do presidente do Sindicato Rural de Crato, Francisco Fernandes  Bartô e Maria Augusta Moreira, coordenadora  de programação.

Na ocasião, ficou definido o convite para que o governador Camilo Santana participe da abertura oficial, no dia 24, às 18 hs, no auditório central do IFCE,  fazendo a palestra magna  com o tema : Desenvolvimento do Agronegócio no Cariri, com a participação  já confirmada do Secretário de Desenvolvimento Agrário, De Assis Diniz.  Estão sendo convidados também os demais secretários estaduais, prefeitos de 28 cidades do Cariri, deputados estaduais, federais , senadores, secretários de agricultura, presidentes de sindicatos rurais ,dirigentes do Sistema FAEC/SENAR e SEBRAE-CE, dos patrocinadores como Banco do Nordeste, Banco do Brasil, Centec.

O presidente do Sinrural do Crato, Bartô Fernandes disse que a expectativa para o evento é muito boa,  e que já está acertada a participação de pelo menos 15 caravanas de produtores os municípios da região, que terão a oportunidade de participar das palestras e das oficinas  , tudo de forma gratuita. Bartô disse ainda,  que por ser uma região onde a cultura é muito rica,   que   haverá também uma programação cultural, com apresentação de bandas de musica do Crato, da banda de pífano dos Irmãos Aniceto. O Sinrural do Crato e a prefeitura estão também organizando uma mini -exposição de animais , de várias espécies .

Já o professor Rufino Neto, Diretor do IFCE, informou que  as inscrições já  atingiu a meta   de 1.200 participantes, entre estudantes, professores, produtores e técnicos interessados no assunto . Não temos dúvida de que esse será o maior evento técnico cientifico da Região do  Cariri, e que depois do evento, muitos projetos importantes poderão ser implantados na região, como o que esta acontecendo agora, com relação a retomada da cultura do algodão, onde a Região já tem mais de 800 hectares implantados.  

O Agri&Pec Cariri, uma realização e promoção  conjunta  da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará-FAEC, do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR-CE  do Sebrae-CE e do IFCE,  com o  apoio do Banco do Nordeste, Banco do Brasil , Governo do Estado , através da SEDET e SDA, CENTEC.   O Agri&Pec Cariri ocorre em uma das regiões mais prósperas do Ceará,que congrega as principais  atividades do agronegócio, formada por 28 municípios e tem como área de influência a região sul do Ceará e a região da divisa entre o Ceará e os estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí.  

A meta é capacitar 1.200 pessoas  entre estudantes, produtores e técnicos através de uma programação técnico-científica e realizar em torno de 60 atividades entre palestras, mesas redondas  e oficinas, englobando o debate de temas em torno de oito (8) segmentos da cadeia podutiva do agronegócio : bovinocultura  avicultura, apicultura, fruticultura, mandiocultura, olericultura , agroindústria e cotonicultura .