Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Agri&Pec Cariri abre inscrições

Estão abertas as inscrições para o Agri&Pec Cariri, evento que será realizado na sede do Campus do Instituto Federal de Educação do Crato, nos dias 24 e 25 de outubro próximos.  As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo site do IFCE, que convidou a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC), o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-CE e o Sebrae-CE , par realizarem em conjunto o evento, dada a expertise do Sistema no Seminário Nordestino de Pecuária-PecNordeste.

O Agri&Pec Cariri ocorre em uma das regiões mais prósperas do Ceará, que congrega as principais  atividades do agronegócio, formada por 28 municípios e tem como área de influência a região Sul do Ceará e a região da divisa entre o Ceará e os estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí. A meta é capacitar pelo menos 1.200 pessoas através de uma programação técnico-científica e realizar em torno de 60 atividades englobando a participação de todos os segmentos. O evento pretende mobilizar a participação de 20 caravanas de produtores rurais, oriundos da Região do Cariri e do Centro Sul, disse o Diretor Geral do Campus do IFCE do Crato, professor Joaquim Rufino Neto. Segundo ele, a participação dos alunos do IFCE, com a maioria dos trabalhos científicos no PecNordeste de 2019 despertou a atenção para importância de disseminar novas iniciativas.

A exemplo do PecNordeste, o Agri&Pec Cariri é um evento de capacitação tecnológica, contando com a realização de diversas palestras e oficinas, envolvendo nove (9) setores da Agricultura e da Pecuária da Região do Cariri: Apicultura; Aquicultura e Pesca; Agroindústria; Avicultura caipira; Bovinocultura; Ovinocaprinocultura; Horticultura; Mandiocultura; Cotonicultura.

Serão  abordados temas e atividades que impactam positivamente no desenvolvimento regional e na melhoria das atividades agropecuárias dos produtores rurais, técnicos e estudantes do setor, disse o Coordenador geral, engenheiro agrônomo Rodrigo Diógenes, vice-presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC.

Nesta primeira edição, o evento irá abordar o uso da tecnologia e da inovação nas atividades do agronegócio e sua importância para fortalecer a competitividade no setor. Neste contexto, o Agri&Pec Cariri se insere como um importante evento de caráter regional que estimula a discussão de temas que apontam para o desenvolvimento sustentável da Região do Cariri, apoiado no fortalecimento do agronegócio e no debate de temas de relevância para o setor rural.

O Seminário terá o formato de palestras e oficinas práticas e o objetivo é contribuir para o desenvolvimento sustentável do agronegócio da Região do Cariri, estimulando a difusão de novos conhecimentos e o uso da tecnologia. Objetiva ainda, incentivar o fortalecimento do agronegócio, por meio da gestão das atividades agropecuárias; estimular o uso de novas tecnologias e inovações que visem o aprimoramento do mercado e a competitividade nas atividades rurais; Capacitar técnicos, estudantes do setor, micro e pequenos empresários e produtores rurais, envolvidos no agronegócio, buscando a formação do capital humano; Implantar o Programa Doutores do Sertão na Região do Cariri. Somente no IFCE do Cariri, existem hoje 500 alunos, a maioria voltados para a área do agronegócio.

Entre as Metas previstas estão a capacitação de no mínimo 1.200 pessoas componentes do público-alvo, através da programação técnico-científica. Realizar em torno de 60 atividades na programação técnica do evento, englobando a participação de todos os segmentos e dos eventos paralelos e  mobilizar a participação de 20 caravanas de produtores rurais, oriundos da Região do Cariri e do Centro Sul.

 Público-alvo

  • Produtores rurais, micro e pequenos empresários e profissionais liberais ligados ao agronegócio;
  • Estudantes do setor, médicos veterinários, engenheiros agrônomos, zootecnistas, técnicos agrícolas e pesquisadores;
  • Sindicatos Rurais, Instituições Públicas Municipais, Estaduais e Federais, Associações, Órgãos Governamentais, Empresas Privadas.

Segmentos 

  • Apicultura;
  • Aquicultura e Pesca;
  • Agroindústria;
  • Avicultura caipira;
  • Bovinocultura de Leite;
  • Ovinocaprinocultura;
  • Horticultura;
  • Mandiocultura;
  • Cotonicultura;

Serviço: Inscrições Agripec&Cariri 

https//wwwsympla.com.br/agri-pec-cariri_627396