Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

AGRINHO: PROGRAMA DE EDUCAÇÃO DO SENAR/CE USA A TECNOLOGIA E TRABALHA DE FORMA LÚDICA O COMBATE AO COVID-19

A suspensão das atividades escolares tanto na sede como na na zona rural devido a pandemia do coronavírus, não impediu as crianças e adolescentes do 2o ao 9o ano do ensino fundamental de várias escolas rurais do Ceará, a continuarem suas atividades dentro do Programa Agrinho, só que utilizando a tecnologia da informação.

Segundo a coordenadora estadual do Programa Agrinho junto ao Serviço Nacional de Aprendizagem Rural- SENAR – CE , pedagoga Germana Moreira os professores e coordenadores de vários municípios se reinventaram, criaram alternativas para continuarem com as aulas sobre o Agrinho, utilizando as redes sociais, facebook, whatsapp, lives, videos e de uma forma bastante lúdica e atrativa . Germana disse que recebeu relatórios de atividades dos municípios de Quixeré, Itaiçaba, São João do Jaguaribe, Barreira, Limoeiro do Norte, e Tianguá informando a realização de várias atividades . Em Quixeré, a coordenação criou vários projetos para se comunicar com os alunos e pais e repassar as atividades através do whatsapp e do facebook, como o de Contação de Histórias – ” 1,2,3 Era Uma Vez” que conta inclusive, com a adesão de contadores de histórias de vários estados do Brasil, o projeto “Marmita Literária” com sorteio de livros pelo facebook e um ” Quiz ” com perguntas sobre o Agrinho também distribuiu pelo whatsapp histórias sobre como se prevenir do coronavírus.

O município de São João do Jaguaribe , criou o Projeto #JuntosSomosMaisFortes distribuindo máscaras e álcool gel e o projeto “Alô Agrinho em Sua Casa'” , onde o aluno recebe um telefonema de uma contadora de história em dia casa. Também promoveu uma ação no Dia Nacional de Combate a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes e criou um Jornal “Conte Comigo”, cuja primeira edição destacou essa temática.
Barreira promoveu ” O Agrinho cooperando com o meio ambiente” , com atividades de combate ao coronavírus , inclusive com a gravação de um vídeo por uma aluna do Agrinho com recomendações á prevenção do vírus. Outra ação foi o projeto “Cooperaciclar” de reaproveitamento de material reciclável para produção de cartazes com informações de como se proteger do COVID 19, produzidas por alguns alunos.

Itaiçaba promoveu uma “live” sobre o Dia Nacional do Livro incentivando as crianças a contarem “Histórias Solidárias” e estes foram presenteados com lápis de cor, tinta guache e livros para colorir. Itaiçaba também lançou um programa de Rádio “Conexão Agrinho” e distribuiu 2.500 máscaras e 500 cestas básicas nas residências e máscara para os alunos.
Limoeiro do Norte criou o projeto na ” Minha Escola Tem um Banco de Sementes” , com produção de mudas numa escola , ações de limpeza de rios e alimentação de pássaros que rodeiam os pomares. Tianguá lançou o programa “Cooperação: uma ação feita por muita mãos” distribuindo sabão ecológico liquido com algumas comunidades.

Germana Moreira disse que o SENAR está aguardando os desdobramentos da pandemia para tomar algumas medidas que serão informadas a todos os coordenadores.

SOBRE O AGRINHO

O Agrinho é um programa educativo e de responsabilidade social do SENAR que tem por objetivo levar aos alunos da zona rural informações sobre temas que não fazem parte da grade curricular, sem nenhum custo para o município a não ser a dedicação dos professores e coordenadores .Para incentivar a participação das escolas municipais o SENAR promove um concurso de redação e desenho entre os alunos, experiência pedagógica para os professores e município Agrinho para a gestão municipal e premia a todos no final do Programa,
Este ano o tema explorado foi Cooperativismo, mas em 18 anos de Agrinho no Ceará, já foram trabalhados os temas: Meio Ambiente, Saúde, Trabalho e Consumo, Educação, Como Viver Bem no Semiárido e Cidadania.