Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

Adece e CIPP prospectam investimentos para setor da hortifruticultura cearense na Alemanha

Mesmo convivendo com a crise hídrica dos últimos anos, o agronegócio cearense fechou 2018 exportando US$ 85 milhões de frutas frescas

A Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece) participa da Fruit Logística 2019, que está sendo realizada em Berlim, na Alemanha, e que conta com a presença de empresários do setor da hortifruticultura mundial. Durante a feira, o diretor de Agronegócio da Adece, Silvio Carlos Ribeiro, está prospectando investimentos de produtores nacionais e internacionais para o Ceará em parceria com o Complexo Industrial e Portuário do Pecém (CIPP), que está com um stand no evento.

“O Ceará tem todas as condições objetivas para consolidar-se como o principal polo produtor de frutas do Nordeste, pois dispõe de boas manchas de solo, de avançada tecnologia e de um grupo de empresas e empresários que fazem a diferença. O que falta é aumentar a oferta de água, mas o Governo do Estado vem trabalhando neste sentido por meio da Secretaria de Recursos Hídricos. Quando estiver pronto e em operação, o Canal Norte do Projeto São Francisco de Integração de Bacias, certamente as dificuldades de hoje serão superadas”, explica Silvio Carlos.

Mesmo convivendo com a crise hídrica dos últimos anos, o agronegócio cearense fechou 2018 exportando US$ 85 milhões de frutas frescas. Entre os principais produtos exportados no estado estão: o melão (73%), a melancia (19%), a banana (4%) e o mamão (2%). Já entre os países que mais importam os produtos produzidos no Ceará destacam-se a Holanda, Reino Unido, Espanha e Emirados Árabes Unidos.

“No nosso Estado, são muitas as oportunidades para quem produz no setor primário. Essas oportunidades cresceram mais ainda com as novas infraestruturas portuária (Pecém) e aeroportuária (Hub do Aeroporto Pinto Martins), as quais deverão incrementar as exportações de produtos de maior valor agregado, como frutas, flores, peixes e camarão, por exemplo”, informa Ribeiro.

A Fruit Logística é um evento que acontece entre os dias 06 e 08 de fevereiro e que deve contar com a presença de mais de 70 mil visitantes. A Feira reúne três mil expositores de 160 países dos cinco continentes. Das 24 empresas brasileiras presentes, quatro são cearenses, entre elas a CIPP S/A, que vem apresentando as oportunidades do Estado para a cadeia produtiva nacional e internacional.