Sistema FAEC/SENAR/SINRURAL

NOVOS TEMPOS NA OVINOCAPRINOCULTURA NO MUNICÍPIO DE CEDRO APÓS A ASSISTÊNCIA TÉCNICA E GERENCIAL DO SENAR NO AGRONORDESTE

A ovinocaprinocultura, tradicional atividade da região semiárida, é um dos sete segmentos que estam sendo trabalhados pela Assistência Técnica e Gerencial do SENAR Ceará, dentro do Programa AGRONORDESTE, objetivando a melhoria dos procedimentos, da produção e até da comercializacão. Hoje, são 26 equipes trabalhando com aproximadamente 780 produtores de caprinos e ovinos nos municípios de Santa Quitéria, Independência, Pedra Branca, Tamboril, Apuiarés, Itarema, Mauriti, Crateús, Quixadá, Pentecoste, Granja, Tauá, Jaguaretama, Farias Brito, Ararendá, Assaré, Senador Sá, Cedro, Lavras da Mangabeira, Russas, Tejuçuoca, Itapipoca e Canindé.
No município do Cedro, o produtor Adriano José Sabino, do Sítio Adriano Sabino, que faz parte do grupo de 30 ovinocaprinocultores assistidos naquele município, disse já sentir os resultados da assistência técnica e gerencial que vem recebendo há um ano, onde conta com a visita permanente de um técnico de campo e de um supervisor .
” Antes eu não acompanhava muito a parte gerencial e não fazia por exemplo a escrituração zootécnica. Aprendi que a escrituração tem por finalidade selecionar as matrizes produtivas, por meio do descarte orientado dos animais improdutivos, o que resultou no aumento significativo da minha produção, atingindo a média de 8 meses de intervalos entre partos, o que chegará a três partos a cada 2 anos, disse o produtor Adriano Sabino.

O técnico de campo de Cedro, Joaquim José Ferreira Filho, ressalta que, outra ação importante implantada na propriedade do Sr Adriano Sabino, foi o manejo de pastagem e a implantação de novas áreas com os capins curumim e capiaçu. De apenas uma área que já existia, foram divididas em 8 piquetes, proporcionando o rodizio da pastagem e facilitando assim, o controle de verminose e consequentemente, diminuindo em 80% das despesas com medicamentos.

Outro ponto relevante para a produção, foi a aquisição de um reprodutor P.O. (puro de Origem), proporcionando o melhoramento genético dos animais, buscando a precocidade e maior peso ao abate, destacou.
O projeto gerencial e de assistência técnica elaborado para este produtor, prevê que ao final deste ano de 2021 ele tenha dobrado seu rebanho, que é hoje de 62 animais.