Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará

SENAR CEARÁ E SEBRAE INICIAM SEMANA TECNOLÓGICA EM CINCO MUNICÍPIOS

paulo helderO Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – Senar-Ce, em parceria com o SEBRAE-CE, inicia na próxima segunda-feira, 13, a I Semana Tecnológica, que tem como objetivo levar informação sobre novas tecnologias para os produtores rurais, incluindo o novo programa lançado pelo Ministério do Meio Ambiente, o CAR – Cadastro Ambiental Rural. O evento será realizado em cinco municípios cearenses: Cascavel, Limoeiro do Norte, Quixadá, Iguatu e Crateús, porém, terá um alcance em todas as regiões circunvizinhas, atingindo assim, todos os sindicatos rurais das imediações. Nos seminários serão abordados os temas Cajucultura (Substituição de Copa), Mandiocultura, o Meio Ambiente e a produção rural – Cadastro Ambiental Rural, Produção de Palma Forrageira, Qualidade do Leite e Produção de Ovinos. As palestras serão ministradas por técnicos do próprio Senar, do SEBRAE, e profissionais especializados no ramo, informou o coordenador técnico do Senar-Ce, Eduardo Queiroz de Miranda, responsável pela coordenação dos eventos.

 Programação

 A Semana Tecnológica começa em Cascavel, dia 13, no Hotel Jangadas da Caponga, na praia de Águas Belas, com a presença do Superintendente do SENAR-AR/CE, Paulo Helder Braga, que destaca a importância desse seminário, que vai reunir todos os produtores rurais sindicalizados que também precisam conhecer melhor o Cadastro Ambiental Rural – CAR. Segundo ele, cada sindicato vai indicar um representante para ser capacitado, e a partir daí, começa a inscrição dos produtores no Cadastro, uma obrigação cujo prazo termina no dia 5 de maio do próximo ano, daí a preocupação em repassar essas informações o mais rápido possível, conclui Paulo Helder.

A programação da Semana Tecnológica terá início em Cascavel a partir das 08 hrs, e seu encerramento às 17 hrs.  Ocorrerão palestras sobre tratos culturais para a cajucultura, com Rodrigo Pinheiro Diógenes, engenheiro agrônomo e especialista em cajucultura, meio ambiente e a produção rural – CAR, com Sérgio Oliveira da Silva, engenheiro agrônomo e técnico do Senar-Ce, e mandiocultura como alternativa para o semiárido, com Juracy Luiz Streder, técnico agrícola, Administrador e Procurador da empresa Rudolf Sizing Nordeste, especialista em mandiocultura.

 No dia 14, o município de Limoeiro do Norte receberá o evento no NIT, que é o Núcleo de Informação Tecnológica. Neste dia haverão debates sobre a qualidade do leite como alternativa para o semiárido, com a médica veterinário e coordenadora do Programa Leite Legal, do Senar-Ce, Carolina Barroso Machado, o Cadastro Ambiental Rural – CAR, programa desenvolvido para registrar as propriedades rurais e prevenir o desmatamento ambiental, que é coordenado aqui no Ceará, Por Sérgio Oliveira da Silva, engenheiro agrônomo, Mestre em Fitotecnia, e técnico em Formação Profissional Rural do Senar-Ce, além de palestra sobre a utilização da palma forrageira, com Jorge Prado Gondim, engenheiro agrônomo, Chefe do Departamento Técnico da FAEC e Coordenador de Supervisão do Senar-Ce.

No dia 15, o evento chega ao município de Quixadá,na Câmara dos Dirigentes Logistas, onde irá palestrar sobre a qualidade do leite como uma alternativa para o Semiárido, com Carolina Machado, apresentará também o Cadastro Ambiental Rural, com Sérgio Oliveira da Silva, programa que possui grande importância para o meio ambiente, além de tratar sobre o plantio, manejo e utilização da palma forrageira, com Jorge Prado.

No penúltimo dia, 16, o Seminário chega à Iguatu, no Campus do IFCE, onde tratará dos assuntos que foram discorridos durante toda a semana, qualidade do leite no semiárido, com Carolina Machado, o CAR e o meio ambiente, com Sérgio Oliveira Silva, e a utilização da palma forrageira, com Jorge Prado.

No último dia a Semana Tecnológica chega ao município de Crateús, e no Campus do IFCE, serão tratados os mesmos temas dos municípios anteriores, porém, com um diferencial: haverá um seminário a respeito da produção de ovinos no semiárido, ministrado por Carlos Soares de Almeida, engenheiro agrônomo, produtor rural, e Secretário de Agricultura de Crateús, além de debates, antes do encerramento do evento, às 17 hrs.

Mais informações: Assessoria de Imprensa do Sistema FAEC/Senar-Ce – 3535-8000 / 9981-9640

Superintendente do Senar Ceará – Paulo Helder Braga – (85) 9199-1155

Eduardo Queiroz – coordenador técnico do Senar-Ce – (85) 9108-1545