Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará

SEBRAE PROMOVE CONFERÊNCIA SOBRE EMPREENDEDORISMO E GESTÃO NA CARREIRA DA ÁREA AGRONÔMICA

20170913_093416No auditório do Salão Atlântico Hall do !Marina Park Hotel,  o SEBRAE-CE apresentou hoje, dia 13, uma conferência sobre Empreendedorismo e gestão de carreira na área agronômica,  pelo consultor técnico  Reginaldo Braga Lobo, tendo como presidente de mesa, Flávio Viriato de Saboya, presidente da FAEC e do Conselho de Administração do Sebrae-Ce. Reginaldo Lobo  mostrou que a atividade agronômica é muito dinâmica e que existem diversas interfaces para empreender nessa  área. Mostrou que o profissional tem que ter  visão de rede, de  cooperação, aumentando a capacidade de  prover soluções. O foco no mercado deve ser outra preocupação do profissional , deve entender e compreender a logística de compras, de comercialização, para ter sucesso. As expectativas no mercado de trabalho segundo o consultor do Sebrae devem ser superadas através de iniciativas próprias, investir por exemplo  no mercado digital.
Segundo ele, o Sebrae tem um programa  de educação para o empreendedorismo que começa  a partir dos oito anos de idade, o chamado JEP, que  aqui no Estado já está sendo repassado para 50 municípios cearenses com excelentes resultados. O presidente da FAEC, Flávio Saboya fez questão de observar que o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural-SENAR-CE, tem também um. Programa chamado Agrinho com o olhar voltado para a fixação do jovem no campo e empreendedorismo.
Programa Doutores do Sertão 
20170913_095953Flávio Saboya fez questão de destacar também que o  sistema FAEC/SENAR-CE está implantando em parceria com o Instituto Federal de Educação-IFCE, Campus de Sobral, cujo lançamento ocorrerá dia 22 próximo naquela cidade, em cooperação com o Sindicato Rural de Moraújo. O programa visa estimular os jovens que estão cursando o ensino técnico a fazerem estágio na propriedades de seus pais ou parentes , fazendo um retorno destes estudantes à vida do campo