Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará

SEAPA DIVULGA SEUS PROJETOS E PROMOVE DIA 12 SEMINÁRIO SOBRE A PALMA FORRAGEIRA

” Defendendo a agropecuária no Ceará”é o slogan da SEAPA- Secretaria de Agricultura , Pesca e Aquicultura- Seapa, que num trabalho  conjunto com a Agência de Defesa Agropecúaria – ADAGRI, apresentou hoje, 4, suas ações durante a reunião do Pacto de Cooperação da Agropecuária Cearense- AGROPACTO, uma promoção da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC. Na ocasião, o presidente da FAEC, Flavio Saboya disse que  o Estado do Ceará tem 400 mil produtores rurais cadastrados,  destes 220 mil são pequenos e médios,  restam 170 mil produtores que são considerados médio produtor rural, público ao qual a SEAPA está direcionando suas ações. Na ocasião o técnico da EMBRAPA  Agroindústria Tropical , Marlos Bezerra, anunciou que a EMBRAPA tem estudos que irão viabilizar o retorno do algodão no Estado, de forma  tecnificada.

O Secretário Executivo da SEAPA, Euvaldo Bringel  fez a explanação e informou  que a recomendação do governador Camilo Santana é trabalhar em conjunto com os segmentos e instituições, onde destacou o trabalho que vem sendo feito com  o Sistema FAEC /Senar, na condução dos projetos. Segundo ele,a SEAPA tem sete  coordenações: coordenadoria de agricultura de Sequeiro -COPES,    Coordenadoria de Pecúaria -COPEC,  de  Agricultura Irrigada – COAGRI , de Desenvolvimento da  Pesca. -CODEP ,  Coordenadoria de Aquicultura -CODEA,  de Desenvolvimento da Aquicultura- CODEA e a Coordenadoria de  Ordenamento e Fiscalização – COFIS.

Euvaldo Bringel destacou que recentemente foi realizado  , o I Seminário  sobre oportunidades para reflorestamento empresarial,tendo sido feita também uma  visita técnica aos municípios exploradores e produtores  de essências florestais exóticas e nativas como explorações experimentais. Esse passará a ser um programa especial da SEAPA. Já no dia 12 de abril, promoverá o Seminário sobre a utilização da Palma Forrageira, com 9 paletas técnicas e um BreakPalma, cofieebreak com produtos à base da palma forrageira utilizados na alimentação humana.

O programa de expansão e  revitalização do caju, será uma outra ação a ser desenvolvida pela SEAPA. Já estão trabalhando dentro da agricultura irrigada,( COAGRI) o Plano Diretor de Agricultura Irrigada. Segundo ele , a agricultura irrigada cresceu muito  no Estado, mas precisa trabalhar melhor o controle do uso da irrigação, juntamente  com o Ministério da Integração Nacional. Destacou ainda, o convênio com a prefeitura de Fortaleza para implantação do Mercado de Comercialização  das Flores e Plantas Ornanentais, com previsão de inauguração ainda esse ano.

Na coordenação de Pesca -Codep, estão trabalhando a pesca artesanalmente, a pesca marítima, continental, esportiva e a piscicultura ornamental . Um  dos programas mais importantes é o povoamento psicola, aproveitando o potencial hídrico dos reservatórios. Tem  também um  projeto de assistência à 800 pescadores  na região dos  Inhamuns e o  de exploração do atum, na região de Itatema,Camocim e Fortim. Nesse sentido a  SEAPA já realizou  o I Seminário  Cearense de Pesca do Atum, visando a implementação  de  ações voltadas para a pesca e beneficiamento do atum, um setor que está tomando uma dimensão muito forte.

Na  coordenadoria de aquicultura, está sendo desenvolvido um projeto de marketing da tilápia, em conjunto com o Mapa, visando aumentar o  consumo da tilápia a nível estadual e fortalecer a cadeia produtiva. Outro  projeto é o de monitoramento do Açude   Castanhão, visando o melhoramento dos fatores biológicos e físico -químico da água nos cultivos de peixes em tanques – rede. O projeto no valor de R$ 613 mil já foi aprovado. A SEAPA quer  também fazer este estudo no Açude Orós. As Exposições Agropecuárias são também coordenadas pela SEAPA, e hoje são cerca de 40  feiras  e exposições estaduais em diversas regiões do Estado.

O prefeito de  Jaguaribara,  Francini Guedes, presente ao encontro do Agropacto , informou  que em torno de 3 mil tonelada de peixe do Castanhão  se perderam por causa da falta d’Água OCASIONADA pelo desabastecimento e corte do consumo pela Cogehr, um fato que ele considerou ” lamentável,”mas considera que  com a criação da SEAPA, os produtores passaram a  receber  um   apoio concreto . Segundo ele, a barragem do Castanhão  está aumentando  seu volume d’Água mas alertou que a Agência Nacional das  Águas- ANA,  quer retirar 70% da quantidade de peixe do Castanhão, ” isso pode ser uma catástrofe para os produtores, que viram naquele açude uma alternativa de renda e foram estimulados para  isso” , disse o prefeito . Ele solicitou do secretário Euvaldo Bringel apoio para o projeto que elegeu para diversificar as atividades ao redor da barragem, que não foi  ainda executado por falta de recursos. Também disse que criou o projeto Mandacaru, para produção de leite, mas faltou recursos para aquisição de matrizes, por parte das famílias, outro projeto que espera apoio é o Curupati.  Para ele, os moradores estão revoltados com isso o corte de água por parte da Cogher  . Nós  oferecemos água  para a região metropolitana de Fortaleza , e não recebemos nada em troca, disse Francini Guedes.

 A ADAGRI

 A  Agência  de Defesa Agropecuária- ADAGRI também está hoje ligada à SEAPA, e btem como missão proteger a saúde dos animais e vegetais e propiciar qualidade sanitária dos produtos indústrias derivados, promovendo sustentabilidade desses setores e a segurança militar,disse o diretor de  sanidade animal da ADAGRI-

A ADAGRI está  distribuída em 40  escritórios, em oito regionais, com  11 postos de vigilância zoofitossanitária, a ideia é instalar mais uma em  Chaval, na divisa com o Estado do Piauí, possui  também um núcleo de vigilância epidemiológica, . Executa  cerca de  11 projetos, entre eles o do  serviço de inspeção estadual, envolvendo carnes, leite e derivados, mel. A diretoria de – DISVAN -promove  a   Fiscalização Vegetal ,através  do uso de agrotóxicos, monitoramento de pragas nos Cítrus, sementes e mudas,  frutas , na certificação fitossanitária,  o controle de trânsito.  Segundo dados apresentados pela Adece , a área vegetal do Estado do Ceará é um segmento forte, principalmente em relação às frutas, devemos continuar como primeiro grande exportador de frutas este ano.

 O Agropacto contou com a presença de  Representantes do BNB,Geane Gomes ,  da OCB, João Nicédio ,  superntendente do Senar- CE, Paulo Hélder Braga, articulador de agronegócios do Sebrae-Ce, Paulo Jorge Viera, da EMBRAPA Agroindústria Tropical, – Marlos Bezerra ,  Gilson Gondim, representante da Câmara Setorial das Flores, , prefeito de Jaguaribara, Francini Guedes, representante da Adece, Silvio Carlos, presidente da ADAGRI, Augusto Júnior , representantes da Embrapa, técnicos, produtores, estudantes do Curso de Técnico em Agronegócio do Senar.

Assessoria de Imprensa Sistema FAEC/ Senar- CE