Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará

PRESIDENTE DA FAEC E MAIS 11 PERSONALIDADES SÃO HOMENAGEADAS PELOS 28 ANOS DO FNE

Dr. Flavio e Dr. Paulo

A criação do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste (FNE), em 1988, foi comemorada na tarde do dia (14/10), durante solenidade realizada no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará. Na ocasião, 12 personalidades    receberam placas comemorativas o presidente do Banco do Nordeste (BNB), Marcos Costa Holanda; o diretor Financeiro do BNB, Romildo Carneiro Rolim;   o diretor de Planejamento do BNB, Perpétuo Socorro Cajazeiras; o superintendente estadual do BNB, João Robério Pereira de Messias; o presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Ceará (Faec), Flávio Viriato de Saboya Neto,  o deputado federal Carlos Mauro Cabral Benevides; o ex-deputado federal Firmo Fernandes de Castro; o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Ceará (Fiec), Beto Studart; o presidente da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Ceará (FCDL-Ceará), Francisco Freitas Cordeiro; o presidente da Federação do Comércio do Estado (Fecomércio), Luiz Gastão Bittencourt da Silva; e o secretário adjunto da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Ceará (SDE), Antônio Cláudio Ferreira Lima.

O evento foi proposto pelos deputados Carlos Matos (PSDB) e Danniel Oliveira (PMDB). Carlos Matos ressaltou que o FNE é um instrumento que mudou a realidade do Nordeste. Ele elogiou os mecanismos do Fundo, como os que permitem que ele seja remodelado de acordo com as necessidades, e a criação de uma linha de crédito baseada na realidade dos estados nordestinos.

O parlamentar sugeriu que o FNE crie novos instrumentos e amplie os setores financiados. “Podemos fortalecer esse instrumento e criar novos mecanismos pensando nos jovens. Os instrumentos de crédito precisam ser modernizados.” Ele propôs que o FNE seja remodelado para contemplar áreas como serviços, comércio e tecnologia.

FNE 28 ANOS

O resgate da história da criação do FNE foi feito por dois homenageados. O então deputado c

E o autor do projeto que criou o FNE, ex-deputado Firmo de Castro. Ele deu seu testemunho sobre a ampla articulação realizada na época da Constituinte para garantir a aprovação do dispositivo constitucional. Ressaltou a importância da participação do ex-governador Virgilio Távora, na mediação dos entendimentos, e pontuou que muitos representantes com competência técnica se reuniram para vencer os desafios e colaborar com a criação do FNE como um instrumento de fortalecimento da política regional.onstituinte, e atual deputado federal, Mauro Benevides (PMDB), que destacou os desafios, durante a Constituinte, para aprovação do Fundo, e com isso garantir que o Banco do Nordeste tivesse os recursos que permitissem cumprir com eficiência suas ações para a região.

SENAR NO FNE

O presidente do Banco do Nordeste (BNB), Marcos Costa Holanda, também foi um dos homenageados na solenidade e explicou que “o BNB foi honrado como único operador do FNE. O Fundo tem compromisso com o Nordeste e o BNB tem compromisso com o FNE”. Ele citou ações do banco para facilitar o acesso ao crédito do Fundo, como o lançamento do cartão BNB; o FNE SOL, uma linha direcionada ao financiamento de energia solar; o financiamento pioneiro da energia eólica; e o FNE Água, que irá financiar empreendimentos para estimular o usar da água de forma eficaz; apontando ainda  possível criação do FNE Semente, para viabilizar com recursos jovens empreendedores.

Também prestigiaram o evento, o senador José Pimentel (PT-CE); o secretário da Fazenda, Mauro Benevides; e o secretário de Desenvolvimento Regional do Ministério da Integração Nacional, Marlon Cambraiacou R$ 180 bilhões de reais no Nordeste de forma muito homogênea. Isso mostra a pujança e quanto é importante o FNE para a região”, ressaltou.