Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará

PRESIDENTE DA FAEC APRESENTA BALANÇO DO AGRONORDESTE A MINISTRA TEREZA CRISTINA E SINDICATOS FAZEM REIVINDICAÇÕES

O Presidente da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, Flávio Saboya, apresentou à Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento- MAPA, Tereza Cristina, um balanço do Programa de Desenvolvimento do Nordeste- AgroNordeste no Ceará, através da Assistência Técnica e Gerencial do SENAR, durante uma live promovida pelo Agrodebate, com a participação de vários vice-presidentes regionais, do Superintendente do MAPA no Ceará, Neto Holanda, José Amilcar Silveira, presidente do SINRURAL de Quixadá, e do Presidente da Câmara Setorial da Fruticultura da CNA e produtor de melão, Luis Roberto Barcelos e dos advogados  Diego Fernandes e Raimundo Feitosa, promotores da live.

  Conforme  afirmou o Presidente da FAEC, até novembro de 2020, o Sistema FAEC/SENAR está com 3030 produtores em atendimento pelo AGRONORDESTE, envolvendo 38 Sindicatos Rurais e 46 municípios cearenses, informou Flávio Saboya.

Sobre as cadeias produtivas assistidas são 38 na bovinocultura de leite, 21 na apicultura, 18 na ovinocaprinocultura de corte, 15 na fruticultura, 05 na avicultuta, 01 caprinocultura de leite, 02 na carcinicultura e 01 na piscicultura.

Na ocasião a Ministra comunicou que virá ao Ceará no final do mês de janeiro, para um a conversa com os produtores assistidos pelo AgroNordeste, destacando a importância do agronegócio cearense em várias áreas, especialmente na fruticultura  e da carcinicultura.  Sobre a carcinicultura acha que o Ceará tem que partir logo para a exportação e que o Mapa já está estudando o assunto.  Ela  ficou interessada em conhecer a área de produção de trigo que está sendo testada na Chapada do APODI, com grande produtividade, vamos mapear e ver o que podemos fazer porque o Brasil não é autossuficiente em trigo, disse a Ministra.

Tereza Cristina disse não entender onde está o gargalo na criação de caprinos, pois é uma carne carbono zero e das mais saudáveis, por isso, essa cadeia produtiva precisa avançar e ser abraçada por nós do Ministério. Será que é a falta de frigoríficos? Indagou a ministra.

Propostas  sugeridas pelos  Sindicatos Rurais do Ceará

  1.  Prorrogação do prazo para mobilização e formação de novas turmas de produtores;
  2. Inserção do “Programa Doutores do Sertão” no Agronordeste, em parceria com o MAPA, Universidades, IFCE e Sindicatos Rurais;
  3. Manutenção do preço do milho da CONAB até o início da quadra invernosa do próximo ano (Fevereiro de 2021);
  4. Definição de um Programa de apoio à cultura da Carnaúba;
  5. Solução definitiva do endividamento rural no Nordeste;
  6. Implantação de uma política de Segurança no Campo;
  7. Definição de um Programa de apoio à cultura da Cajucultura;
  8. Elevação para R$ 50 mil do valor mínimo das operações realizadas pelo Pronaf contratadas fidejussoriamente (com aval);
  9. Estender o Edital referente ao Programa de Residência Profissional Agrícola para as instituições de ensino superior federais, estaduais e privadas

 Participaram da live além do presidente Flávio Saboya, e do vice-presidente Rodrigo Diógenes, os presidentes dos Sindicatos de Ibaretama, Quixadá, Coreaú, Beberibe, Limoeiro do Norte, Ubajara, Quixeramobim, Quixadá e Morrinhos.