Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará

PRESIDENTE DA APROLECE PEDE APOIO PARA PRODUTORES DE LEITE E DENUNCIA QUE A CAIXA AUMENTOU JUROS DOS EMPRÉSTIMOS

O Presidente da APROLECE – Associação  dos Produtores de  Leite  do Estado do Ceará,Cláudio Teófilo acompanhado dos membros da diretoria  Raimundo Berlamino e Marcos Moreno,esteve hoje ,13,  pela manhã, na sede da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará- FAEC, onde foram recebidos pelo  presidente Flávio Saboya e pelo deputado federal Raimundo  Gomes de Matos. Os dirigentes fizeram uma  explanação sobre a crise que o Ceará e o Nordeste estão  passando por cinco anos seguidos  de seca, agravada pela crise hídrica, crise  financeira do  país, que ocasiona também uma elevação dos  insumos para a atividade pecuária. Segundo Cláudio Teófilo,   ” o que acontece é que as nossas fazendas se tornaram inviáveis, o leite  que se produz é mais barato, do que se gasta para  produzir.  Alguns produtores estão cobrindo os custos do seu  negócio porque tem outras  atividades”. Todos  os perímetros irrigados estão parados, está faltando até comida para o rebanho, e a CONAB  não libera a compra do milho para  pequenos e médios produtores, mesmo diante dos apelos da FAEC, explicou o presidente da APROLECE.

Segundo ele, a   atividade leiteira é a única  que se encontra em todos os municípios cearenses, setor que está precisando  de ajuda, do contrário  vai acabar. Ele denunciou que a Caixa Econômica ao invés de  diminuir os juros na renegociação das dívidas  dos produtores que fizeram empréstimos, aumentou de 3 para 9% os juros , como se desconhecesse a grave situação que atravessam. Os outros bancos estão negociando, mas a caixa está irredutível, disse Marcos Moreno.

Apesar de toda crise o Ceará ainda tem os três maiores produtores de leite no país que são : a Cialne, o  grupo Edson Queiroz e a Betânia. Outro problema  é a falta de um laboratório para  análise de qualidade  do leite, que é feito em Recife- Pernambuco,o deputado pretende  incluir uma emenda para este laboratório, que custa em média 3 milhões. Quanto a renegociação das dívidas com a Caixa , o parlamentar vai solicitar uma audiência com o presidente da Caixa Econômica Federal, para saber como poderá ajudar  Os produtores sugeriram também ao deputado  reunir a bancada federal  do Nordeste, para solicitar recursos do BNDS, para  prorrogação de dívidas de compra de tratores.

Estavam presentes a reunião o Diretor Técnico do SENAR_AR/CE Eduardo Queiroz e o Diretor Administrativo Carlos Bezerra.