Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará

PRESIDENTE DA ACC PEDE AO GOVERNO NOVO PARQUE DE EXPOSIÇÕES E DESTACA RESISTÊNCIA DO PRODUTOR APESAR DA SECA

DSC_0262-2Durante solenidade de abertura da EXPOECE 2015, o Presidente da Associação dos Criadores do Ceará, Paulo Helder de Alencar Braga solicitou ao governador Camilo Santana a construção de um novo parque de Exposições com mais espaço para abrigar exposições de maior tamanho. O Governador Camilo Santana prometeu estudar a proposta. Na ocasião, Paulo Helder destacou a importância da Associação dos Criadores que completou 73 anos de existência, como uma das responsáveis pela realização da EXPOCE. “Não obstante nos encontrarmos em uma situação climática, seriamente castigadora, tivemos a ombridade de enfrentá-la, mesmo reconhecendo que o setor mais prejudicado, foi o  setor agropecuário.Este ano esta solenidade tem uma conotação  toda  especial,  devido a este  grandioso evento inserir-se na sua quarta idade, ao comemorar os seus 61 anos de sucesso”, disse o Presidente da ACC.

Estiveram presentes os secretários do Desenvolvimento Agrário, Dedé Teixeira, da Agricultura, Pesca e Aquicultura, Osmar Baquit, o secretário de Assuntos Sociais, Acrisio Sena, o Superintendente do Sebrae-CE, Osmar Baquit, Superintendente da Caixa Econômica Federal, Regino de Pinho, Presidente da Adagri, da Ematerce, da Organização das Cooperativas do Ceará. Prefeito de Saboeiro, além de diversos produtores e expositores.

DSC_0288É minha obrigação como engenheiro agrônomo e ex-secretário dar apoio a esta e a todas as exposições agropecuárias que acontecem no Estado, disse o governador Camilo Santana, Estamos no quarto ano de seca, isso tem afetado a economia cearense, mas tem proporcionado ao agricultor aprender a conviver com a realidade do semiárido. “Isso mostra a força, a garra dos nossos produtores para quem peço uma salva de palmas”, disse o governador.

Após os breves sobre a classe cearense produtora e de criadores, Camilo parabenizou os organizadores da Expoece, por realizar uma feira desse porte, afirmando ele sem dúvida alguma, que será uma grande exposição, assim como foi no Crato e em Iguatu, mostrando a força do segmento para o povo cearense.

O Secretário de Desenvolvimento Agrário Dedé Teixeira ressaltou na ocasião a importância da agricultura familiar, que com certeza, cresce e em todas as exposições tem participado mostrando grande produção e com produtos de qualidade. Ele destacou ainda os dias de campo promovidos pela Ematerce, levando inovações. Já o secretário Osmar Baquit, ressaltou a crise hídrica que estamos vivenciando , mas acreditando que a Presidente Dilma traga as águas do Rio São Francisco para o Ceará, pois resolveria o problema de 2/3 da população. Destacou a importâncias de todas as exposições agropecuárias, especialmente da Expoece, a mais importante do Estado. Ele ressaltou ainda, que a Agência de Desenvolvimento Agropecuário – Adagri, hoje é gerenciada pela sua Pasta, é a primeira do Nordeste e a terceira do Brasil em eficiência.

Segundo o Presidente da ACC, a pecuária cearense, não obstante aos reveses das crises climáticas que já assolam o Ceará, por quatro anos consecutivos, ainda mantém sua representatividade na produção cearense, graças aos cuidados e a responsabilidade dos nossos criadores, sempre conscientes da importância que representa a pecuária regional no contexto do crescimento do setor primário, contribuído para o brilhantismo deste espetáculo que já se transformou, ano após ano, em um padrão de qualidade, mercê da evolução dos mais diversificados rebanhos que constituem o criatório, não  somente do Ceará, mas como da própria região nordestina e até mesmo do Brasil, já que neste recinto, em todas as suas edições, comparecem na perspectiva de uma elevada produção e de uma produtividade reconhecida por quantos militam no setor.

Paulo Helder fez questão de destacar ainda “que a EXPOECE de hoje, não obstante a incidência das prejudiciais condições climáticas já citadas, estas não foram capazes de interromper o brilho e a prosperidade, deste certame, por conta da efetiva participação de animais, das mais diversificadas raças e do mais elevado padrão genético, que se aperfeiçoam a cada edição deste grandioso evento, que conta este ano com a presença de, aproximadamente, 2.500 animais que compõem os mais variados plantéis que aqui estão para visitação pública de quantos exercem ao labor da pecuária do Nordeste e por aqueles que, mesmo não o exercendo, contemplam-se com a beleza dos exemplares de bovinos, caprinos, ovinos, equinos.

Espaço do Produtor

DSC_0153Após a solenidade de abertura, houve o desfile dos animais por raça e a visita aos estandes, sendo que o corte da fita simbólica foi no Espaço do Produtor, que fica dentro do estande do Sistema FAEC/Senar e do Sebrae-Ce, onde estão ocorrendo ações e de cidadania e de saúde, e oferecidas a partir de terça-feira,  oficinas de capacitação em várias áreas (ver matéria abaixo). Dentro do estande estão expondo os seguintes microempreendedores rurais: Colméia e Cia, Molho de Pimenta de Ardoza, Associação dos Apicultores de Paramoti, Capril do Estácio, Sindicato dos Artesaõs, Café Orgânico, Empresa Junior de Assessoria e Consultoria Zootecnica. No local, estão expostas maquete do Programa de Bezerreiros, de Conservação de Nascentes e do Programa de Criação de Galinha Caipira.

PAPEL DO SISTEMA FAEC/ SENAR

Na qualidade de Superintendente do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural no Estado do Ceará, Paulo Helder Braga, fez em seu discurso, um destaque todo especial ao Sistema FAEC / SENAR vem contribuindo para o Estado do Ceará, na área de capacitação e formação profissional de produtores, trabalhadores rurais:

Programa de Formação Profissional – FPR: Em 2014 foram 572 treinamentos – cerca 11.400 produtores.

Programa Social PS: Em 2014 foram 274 treinamentos – cerca de 5.400 produtores.

PRONATEC – Foram homologadas 118 turmas para 2015 – 2.220 produtores – beneficiando 71 municípios – mobilizados pelos Sindicatos.

Rede E-Tec: Curso Técnico de Nível Médio em Agronegócio – 100 alunos – 2 Polos (Fortaleza e Cascavel).

Curso totalmente gratuito, semipresencial (20%), com conteúdo prático, duração de 2 anos – 4 semestres – carga horária 1.230 horas.

Centro de Excelência em OVINO Caprinocultura: Centro de referência Nacional, capacitação de 100 alunos nível médio / ano com especialização em ovino-caprinocultura, curso com duração de 3 anos.

Agrinho: Programa que leva educação aos alunos das escolas da zona rural: 41 municípios, aproximadamente 2.000 escolas públicas na Zona Rural, cerca de 210.000 alunos do 2° ao 9° ano e 10.000 professores capacitados. Parceria com SEBRAE, BNB e Tortuga, apoio da Secretaria de Educação do Estado do Ceará, COPAM, UECE e UFC. Cerca de R$ 40 mil em prêmios (motos, tablet, computadores, notebooks, DVD, bicicletas, aparelhos de som e TVs.