Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará

NOTÍCIAS DO SISTEMA FAEC/SENAR-AR/CE

FORRAGENS TOLERANTES À SECA

Presidente da FAEC, Flávio Saboya, viaja a Brasília onde participa amanhã, 25, na CNA, Confederação Nacional da Agricultura e Pecuária do Brasil, de uma reunião com a participação de técnicos da Embrapa que vão apresentar um projeto de desenvolvimento de forragens tolerantes e resistentes à seca no semiárido brasileiro e discutir a possibilidade de apoio das federações. Na opinião do Presidente da FAEC, este projeto é extremamente importante e válido para a manutenção das atividades pecuárias na Região Nordeste, que tem características edafoclimáticas diferenciadas dos demais estados do país.

REDE INTERAGRO

No mesmo dia Flávio Saboya participa de outra reunião na CNA sobre a Rede Agropecuária de Comércio Exterior – INTERAGRO – que está sendo implantada com a finalidade de auxiliar aos pequenos e médios produtores na exportação de sua produção. A Rede INTERAGRO vai inclusive, participar do Seminário Nordestino de Pecuária – PECNORDESTE – que se realizará no Centro de Convenções de Fortaleza, de 6 a 8 de julho, uma promoção do Sistema FAEC/SENAR – AR/CE e SEBRAE

Conforme Flávio Saboya, o Ceará já exporta frutas para os EUA e Europa, mas a carne do nosso rebanho caprino e ovino que está com as barreiras sanitárias regulamentadas para o mercado comum europeu, ainda não está sendo exportada como ocorre hoje com a Austrália. Outro aspecto que ele destaca é a produção de mel no Ceará e no Nordeste, que apesar de ser grande exportador para alguns países ainda vem sendo feito por articuladores e não diretamente pelos produtores. Finalizando, o Presidente da FAEC disse que o Ceará tem vantagens competitivas com relação aos outros estados pela sua proximidade com alguns países inclusive os EUA, através do Porto do Pecém.

 

ASSESSORIA DE IMPRENSA DO SISTEMA FAEC/SENAR – AR/CE

3535-8038

9998196-40