Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará

Milho será descarregado nesta quinta-feira (13/06/2013)

As 30 mil toneladas já estão no Porto do Pecém e nesta quinta-feira (13) será assinado o termo de doação do milho ao Estado do Ceará

O Governo do Estado do Ceará recebeu no último domingo (9) as 30 mil toneladas de milho doadas pelo Governo Federal para atender aos agricultores cearenses. No Porto do Pecém estão em andamento os trabalhos de classificação e as primeiras ações de logística e transporte do milho aos municípios, envolvendo os órgãos vinculados à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA) e a Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

Nesta quinta-feira (13), às 15 horas, o Governador Cid Gomes e o secretário executivo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), Gerardo Fonteles, assinam o termo de doação do milho pelo Governo Federal ao Estado do Ceará. A solenidade será no Complexo Induatrial e Portuário do Pecém e contará também com a participação do Ministro da Secretaria Nacional dos Portos, Leônidas Cristino.

O ensacamento do milho será realizado no próprio Porto, seguido da destribuição por meio da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ematerce) e as Centrais de Abastecimento do Ceará (Ceasa). As atividades da Ceasa no Porto do Pecém devem permanecer por, no mínimo, vinte dias e envolvem diretamente cerca de 16 pessoas de órgãos vinculados à SDA.

A saca de 60 quilos será vendida ao preço de R$ 18,20 para os agricultores familiares e a R$ 21 para os demais produtores rurais já cadastrados na Conab. “O dinheiro da venda do milho será utilizado para custear o transporte ferroviário para os municípios e também para investir na produção de forragem no Ceará como uma alternativa para a alimentação do rebanho”, completou o secretário.

Os produtores rurais devem procurar os escritórios da Ematerce para informar a quantidade que necessitam e fazer o pagamento do boleto. “A distribuição para os municípios obedecerá a demanda dos produtores, e vale ressaltar que só poderá comprar o milho o produtor que estiver em dia com a vacinação do rebanho contra a febre aftosa”, lembrou o secretário.

“Precisamos do apoio das Prefeituras neste momento para que o milho chegue o mais rápido possível aos criadores”, afirmou, o secretário Nelson Martins, lembrando que as Prefeituras Municipais devem disponibilizar a logística de distribuição do milho no município. Nelson Martins completou ainda que o milho será distribuídos aos municípios somente de acordo com a demanda solitada através do pagamento dos boletos disponíveis na Ematerce e na Conab.

Presidente da FAEC presente

O presidente da Federação da agricultura e Pecuária do Estado do Ceará, Flávio Viriato de Saboya Neto, estará presente ao evento de descarregamento das 30 mil toneladas de milho no Porto do Pecém-CE, afinal, desde novembro de 2012, a FAEC através de seus sindicatos rurais, vem acompanhando a problemática da falta do milho no Estado, tendo feito varias reuniões com produtores, parlamentares cearenses e com a direção da Conab no Ceará e em Brasília, mostrando as necessidades em cada região do Estado. Saboya disse que a atitude do Governador Cid Gomes  em  trazer o milho via  Porto foi das mais acertadas ,ampliando a logística de atendimento, além de ter disponibilizado armazéns de estocarem dentro do Porto do Pecém. A expectativa da Faec agora, é que o dinheiro arrecadado com a venda do milho doado pelo governo federal, seja aplicado na produção de forragem, programa que a Faec apresentou ao governo.

Serviço:

15h – Descarregamento do Milho no Porto do Pecém
Local: Complexo Industrial e Portuário do Pecém
Assessoria de Comunicação da Secretaria do Desenvolvimento Agrário