Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará

Diretora Técnica faz balanço das atividades

Novos desafios e metas superadas assim definem o ano de 2019, dos trabalhos da Diretoria Técnica.
Os cursos gratuitos de capacitação, executados pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Rural – SENAR-AR/CE, viabilizam a qualificação do homem e da mulher do campo.
Em 2019, o SENAR Ceará capacitou mais de 12.147 pessoas, com a realização de 618 cursos de Formação Profissional Rural e de Promoção Social, impulsionando as atividades produtivas de 123 municípios cearenses com treinamentos nas áreas de agricultura, pecuária, avicultura e fruticultura, alimentação e nutrição, entre outros.
Além disso, capacitamos, também, os produtores e as produtoras rurais na gestão da propriedade, com os programas Mulheres em Campo, com dois cursos/treinamentos, beneficiando 40 mulheres e na Inclusão Digital realizamos 99 treinamentos, para que todos aprendam a utilizar o computador, a redigir e formatar documentos, a criar planilhas e acessar a internet e buscar informações que tragam melhores resultados na gestão de seus negócios, capacitando 681 treinados.
Na Assistência Técnica e Gerencial atendemos 600 propriedades, englobando 30 municípios, nas cadeias da Apicultura Avicultura, Bovinocultura de Leite, Fruticultura, no e Leite, Fruticultura, Ovino-caprinocultura, com metodologia própria e inovadora.
Na área social realizamos o Programa Agrinho, levando às escolas de ensino fundamental da zona rural, uma proposta pedagógica baseada nos temas transversais (meio ambiente, saúde, cidadania, trabalho e consumo e viver bem no semiárido), na transdisciplinaridade e na pedagogia da pesquisa, atendendo 45 municípios e beneficiando 196.987 alunos. No ano de 2019 lançamos um novo tema “Agrinho de mãos dadas com o Cooperativismo”.
Também levamos saúde para o homem e a mulher do campo, com os programas Saúde do Homem e Saúde da Mulher, atendendo 937 homens com o exame de PSA e consulta com o médico urologista e 686 mulheres com os exames de papanicolau, em 08 municípios do estado do Ceará.
Na Educação Formal oferecemos o curso Técnico em Agronegócio, com 46 alunos matriculados, divididos em 04 pólos: Fortaleza, Cascavel, Quixadá e Quixeramobim.
Também estamos com a Faculdade CNA, onde ofertamos 04 cursos de nível superior: Tecnologia em Gestão do Agronegócio, Tecnologia em Processos Gerenciais, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Recursos Humanos, no qual oferecemos o ensino superior de qualidade.
O nosso desafio de 2019 foi ofertar, juntamente, com a Empresa Agrícola Famosa 02 turmas de Aprendizagem Rural na Fruticultura, beneficiando 40 jovens do município de Icapuí. Trata-se de um curso de qualificação que tem por objetivo contribuir para um cenário de crescente desenvolvimento no agronegócio, criando oportunidades de emprego aos jovens trabalhadores que constituem a base sobre a qual se constroem o presente e o futuro das empresas e da nação, baseado nessa perspectiva é que o SENAR-AR/CE acredita nesta estratégia educacional, como uma grande oportunidade para os jovens no meio rural.
Sendo assim, o nosso intuito é realizar um trabalho eficiente para atender as demandas dos produtores rurais e promover o desenvolvimento do agronegócio. Os nossos resultados são satisfatórios, conseguimos alcançar e muitas vezes superar as nossas metas, o que nos motiva a continuar traçando objetivos e ir em busca de concretizá-los.

Kelly Cláudio, Diretora Técnica.