Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará

AGROPACTO DISCUTE ÁGUAS SUBTERRÂNEAS NO ESTADO

DSC_0141Estudos e Projetos de águas Subterrâneas do Estado, foi o tema central do Pacto de Cooperação do Ceará – Agropacto,  de hoje, 22, ministrada pela Gerente de Estudos e Projetos da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos, Zulene Almada Teixeira, que contou com a presença do Presidente da Cogerh, João  Lúcio Farias. O  tema coincidiu com as  comemorações do dia mundial da água, que transcorre hoje, 22, disse o superintendente do Senar-Ce, Paulo Helder Braga, que presidiu o Agropacto, promovido pela Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará – FAEC. Paulo Hélder informou que  o Senar  tem um projeto  Nacional, que é desenvolvido também aqui no Ceará, denominado Programa  de Proteção de Nascentes, que visa identificar e preservar as  nascentes dos rios. No Ceará, já foram identificadas 100 nascentes, mas o levantamento  continua, com o apoio dos Sindicatos de Produtores Rurais.

DSC_0139Conforme informou a Gerente de Estudos da Cogerh, os grandes domínios hidrigeológicos do Ceará estão localizados na Região Sul do Estado, nos aquíferos da Chapada do Araripe, com profundidade média de 91 m e vazão média de 6.100 litros/ por hora. Os outros aquíferos mais importantes são: Serra da Ibiapaba, com profundidade média de 70m e vazão de 4.200 l/h; Embasamento Cristalino, profundidade média de 59m com vazão de 2.920 l/h; Chapada do Apodi, profundidade média 68m com vazão de 10.000 l/h; Bacias Interiores, profundidade média 66m com vazão média de 3.800 l/h e Grupo Barreiras e Dunas, profundidade média 52m e vazão de 5.750 l/h.

No Mapa da concentração de poços, a Cogher informa que temos 21 mil poços distribuidos no Estado, com ênfase na Região Sul e Região Metropolitana de Fortaleza. Dentro do Plano de Gestão participativa da Cogerh, foram instaladas 40 estações de monitoramento da ÀGUA dos poços, que mede inclusive a qualidade da Água.  Temos 297 fontes naturais de água, a grande maioria localizada na Região do Cajubrar (Crato, Juazeiro e Barbalha). A Cogerh monitora atualmente 223 poços no Estado e 8 lagoas, informou.

Com relação aos estudos emergenciais realizados para amenizar a seca, a Cogerh está fazendo novos estudos geofísicos para prospecção de águas subterrâneas em diversos municípios do Estado, incluindo o Baixo Jaguaribe, a Região de Crateús, e um projeto piloto de campo no Eixão das Águas, onde existe uma maior demanda por água. Segundo a técnica da Cogerh o maior problema no momento é que em alguns municípios a situação é preocupante, embora tenhamos alguns aluviões, sem chuva  a recarga diminuiu.

Segundo o presidente da COGEHR o Estado tem  hoje 11 máquinas perfuratrizes  e está adquirindo mais 19 máquinas, ano passado foram perfurados 1.200 poços profundos pela  Sohidra, tendo como prioridade o suprimento de água a importantes centros urbanos com dificuldades no seu abastecimento.

Na ocasião,o coordenador da agricultura e água da SEAPA, Hélio Chaves  anunciou a realização de um Seminário sobre Palma Forrageira , na sede da  SEAPA, próximo dia 12 de abril, no auditório da vice- governadoria, com seis  palestras e  apoio de várias instituições, inclusive  do Sistena FAEC/ SENAR, que trabalha a capacitação do produtor para o uso da palma.

Debates

Durante os debates, com a presença de representantes de diversos órgãos do Estado, foi questionada  a outorga das águas dos poços , mas a Cogher disse que a empresa não tem ” pernas” para fiscalizar todo o Estado, mas está havendo uma evolução do trabalho, disse o Presidente da COGEHR, João Lúcio Farias.   O presidente da APRECE, Expedido  Nascimento chamou a atenção para a importância do estudo geofísico que a COGEHR está fazendo, para garantir a viabilidade e a precisão da água, sua região é uma das mais críticas, mas o estudo é imprescindível.

O secretário de agricultura de General Sampaio, José do Egito, que é coordenador de bacias do Curu,  presente ao encontro  quiz saber se o estado vai continuar com a política de  ampliar a profundidade dos poços profundos, que hoje chegam até a  90 metros, solicitou que os estudos fossem extendidos ao Vale do Curu.

O presidente do Sindicato  dos Produtores Rurais  de Canindé, Uiraqueré Bertoldo quiz saber se a qualidade do solo interfere na qualidade da água, e denunciou que em Canindé tem gente perfurando poço nas calçadas. A técnica da COGEHR disse que todos esses fatores interferem sim na qualidade da água.

ATT. Assessoria de Imprensa Sistema FAEC/ SENAR- CE – 35358038

MAIORES INFORMAÇÕES  : COGEHR – 85.32187641 – Zulene .almada@cogerh.com.br