Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará

Dia de Mercado da aquicultura será no Ceará e apresentará cenário e perspectivas do setor no Brasil

A 4ª edição do Dia de Mercado da Aquicultura acontece amanhã, 31, em Fortaleza, no auditório do SEBRAE-CE, de 14h às 17:30h e vai apresentar aos participantes o cenário e as perspectivas sobre a atividade no Brasil. O evento é dirigidos a produtores, técnicos, zootecnistas, engenheiros de pesca .

O objetivo do evento, promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), em parceria com a Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (FAEC) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (SENAR), é divulgar informações técnicas e econômicas identificadas pelo Projeto Campo Futuro na região.

O presidente da Comissão Nacional da Aquicultura da CNA, Eduardo Ono, será um dos palestrantes e vai falar sobre a importância da organização setorial. “Hoje existem diversas associações espalhadas pelo país com a mesma demanda para a aquicultura. Nós precisamos unificar o discurso e concentrar os pleitos para avançarmos na resolução dos principais gargalos”.

Eduardo também vai apresentar os desafios da comunicação entre os produtores e o mercado. “Os aquicultores precisam saber o que o consumidor busca em termos de tendência. Se ele prefere um filé maior, o produtor terá que focar num peixe maior. Se for um corte específico, a matéria prima deverá ser própria para isso.”

Além dessa palestra, a programação terá debates sobre custos de produção, mercado de produtos e sua viabilidade e cultivo de tilápia em Sistema de Recirculação (RAS).

 

Palestra mostra cultivo de tilápia em Sistema de Recirculação no Dia de Mercado da Aquicultura

O professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), Sergio Almeida, será um dos palestrantes do evento.

Na palestra “Cultivo de Tilápia em Sistema de Recirculação (RAS)”, o professor fará uma exposição sobre a atual situação dos cultivos dessas espécies no Ceará e em todo o Nordeste.

“Vou falar da transição do sistema de cultivo de tilápia em tanques-rede e tanques escavados, após 7 anos consecutivos de seca, para os novos sistemas de cultivo com baixa demanda hídrica (RAS e Tecnologia de Bioflocos – BFT)”.

O Sistema de Recirculação (RAS) é um método de produção onde a água do sistema de criação dos peixes é continuamente tratada e reutilizada. Já a Tecnologia de Bioflocos (BFT) utiliza organismos suspensos na água, compostos por microalgas e bactérias, e não é necessário substituir a água nas lagoas.

Sergio Almeida também vai mostrar os avanços e as dificuldades encontradas pelos produtores  locais e a necessidade de mais estudos para validar as iniciativas. “É necessário promover a retomada da produção de tilápia, que já  foi uma das maiores do Brasil e hoje amarga os últimos lugares na estatística nacional”, afirmou Almeida.

Sobre o Dia de Mercado

O objetivo do Dia de Mercado é divulgar informações técnicas e econômicas identificadas pelo Projeto Campo Futuro na região, integrando-as com dados atualizados de mercado, para que os aquicultores possam otimizar as margens de sua atividade.

Inscrições 

As inscrições podem ser feitas pela internet e no local do evento, sem nenhum custo e também pelos e-mails: cna.campofuturo@cna.org.br e anna@faec.org.br

Serviço

Dia de Mercado da Aquicultura
Data: 31 de julho de 2018
Hora: 14h às 17h30
Local: SEBRAE Ceará – Avenida Monsenhor Tabosa, 777, Praia de Iracema
Informações: (85) 3535-8023