Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará

FAEC REÚNE GESTORES PARA DAR INICIO A IMPLANTAÇĀO DE 11 UTRs DE PESQUISA NO NORDESTE

IMG_2098Na qualidade de Coordenador do Projeto das Unidades de seleçāo , adaptaçāo e dsenvolvimento de plantas forrageiras tolerantes  à seca e seu uso  racional no semiàrido brasileiro- UTRs, o presidente da  Federação da Agricultura e Pecuària do Estado do Cearà – FAEC, Flàvio Viriato de Saboya , promoveu  hoje,6 , uma  reuniāo com o  grupo gestor que vai comandar as acões dessas Unidades. Participam da reuniāo  o Secretario Executivo do Instituto CNA- Andrè Vicente Sanches, o assessor Tècnico do  SENAR, Joaci Medeiros, o Chefe Geral da EMBRAPA Caprinos e Ovinos , com sede em Sobral- CE , Marco Aurèlio  Delmondes  Bonfim, e a pesquisa  do CNPc , Ana  Clara Cavalcante , o Superintentende do SENAR-CE, Paulo Hélder Braga e o  Assessor  Especial da FAEC, Paulo Remigio .
Conforme explicou Flavio Saboya  o projeto de apoio à pesquisa  serà realizado em nove(9)  estados do Nordeste,  atravès de uma parceria entre o Sistema  CNA/ SENAR E EMBRAPA. Serāo 11 Unidades, jà que  os estados da Bahia e do Norte de Minas  Gerais terāo   duas UTRs cada. O primeiro passo  serà a seleçāo dos engenheiros agronomos que irāo trabalhar diretamente nestas  Unidades, bem como a seleçāo das Unidades em cada Estado.  Na  reuniāo foi construida uma agenda de atividades  e  ele  acredita que atè  junho deste ano, os  trabalhos  serāo  iniciados , cabendo as Unidades da EMBRAPA Caprinos e Ovinos e da EMBRAPA Gado , apresentarem as forrageiras para as pesquisas.
O objetivo è conjugar  esforcos entre o Sistema CNA/SENAR e  a EMBRAPA para impulsionar o dsenvolvimento de forrageiras tropicais tolerances à seca e seu uso  racional por meio de  orcamentos forargeiros anual. Entre as  açoes , estāo mapear as principais  pesquisa  da EMBRAPA voltadas a forrageiras tropicais , identificar  os principais pontos de estrangulamento dessas pesquisa , bem como,  propor  açoēes corretivas para acelerar  sua adoçāo  por parte dos produtores Rurais no semiarido. Outra meta serà propor AÇOĒS para intensificae as pesquisa  voltadas à identificaçáo de matériais forrageiras tolerantes à seca.
IBARETAMA  TERÁ UMA UNIDADE 
O Estado do Ceará será um dos  estados do Nordeste a receber uma das 11 Unidades de referência tecnológica com materiais  forrageiros- UTR,  como potencial de tolerância à seca no semiárido brasileiro , sendo a palma forrageira uma delas.  A  unidade do Ceará ficará localizada no município  de Ibaretama, onde já existe uma outra  unidade   com o projeto Bioma Caatinga, desenvolvido em parceria com a Embrapa/CNA  que pesquisa essências florestais para o semiárido.